O QUE É A PHMETRIA ESOFÁGICA?
A pHmetria esofágica é um exame que permite ao médico avaliar a presença de refluxo de material ácido do estômago para o esôfago (órgão do aparelho digestivo que faz o transporte dos alimentos da boca para o estômago).
O exame é realizado durante um período aproximado de 24 horas, através de uma sonda posicionada no esôfago e ligada a um gravador digital que o paciente leva para casa e que registra toda vez que existe retorno(refluxo) de material ácido do estômago para o esôfago.
Ele permite também informar em que posição ocorreu o refluxo (em pé, deitado ou ambos), e se os sintomas apresentados pelo paciente durante o exame estão ou não relacionados ao refluxo.
ORIENTAÇÕES NECESSÁRIAS
COMO É REALIZADO O EXAME?
Inicialmente, você ficará sentado e uma sonda plástica fina será introduzida pelo seu nariz, que antes será lubrificado e anestesiado com uma geleia anestésica. Em seguida, a sonda é introduzida delicadamente até passar pela garganta e atingir o esôfago, sendo então empurrada até o interior do estômago. Durante a passagem da sonda, você pode apresentar algum desconforto (náuseas) que logo melhor, poiso esôfago rapidamente se adapta à sonda.
Após, você se deitará confortavelmente e a sonda será acoplada a um aparelho que irá infundir água destilada através de finos canais em seu interior. Este aparelho está conectado a um computador que permite localizar uma estrutura chamada esfíncter esofagiano inferior, que é um ponto de referência importante para que se possa posicionar no local exato a sonda de pHmetria no esôfago.
Durante essa fase do exame, a sonda será retirada lentamente (para que cada centímetro do esôfago seja examinado) e pequenos goles de água serão oferecidos a você, que deve engoli-los somente após a solicitação do médico examinador (as deglutições não solicitadas atrapalham a leitura do exame, portanto evite-as). Respire sempre pela boca e não fale durante essa etapa do exame.
Após a localização do esfíncter esofagiano inferior, a sonda será retirada e substituída por outra muito mais fina, de forma semelhante ao procedimento realizado para passagem da primeira sonda. Esta sonda será fixada ao seu rosto com esparadrapo antialérgico para que não saia de posição com seus movimentos.
Um pequeno eletrodo de referência (semelhante ao que é utilizado para realização de eletrocardiograma) será fixado no seu tórax.
A sonda será conectada a um gravador digital, que deverá permanecer junto a você (a tiracolo) durante todo o período de duração do exame.
Você receberá uma folha em que deve anotar os horários (início e fim) em que ingeriu qualquer tipo de alimento (inclusive líquidos, balas, etc), os horários em que se deitou e se levantou, e os sintomas que apresentou durante o exame, com hora de início e fim. O gravador dispõe de um relógio e é sempre ele que deverá ser consultado para marcar os horários.
O procedimento todo dura cerca de 40 minutos e é feito sem sedação, pois exige sua colaboração.
Após ser liberado para casa, procure realizar suas atividades normalmente, para que o exame possa identificar quais são as situações em que ocorre refluxo. Evite atividades físicas, pois o aparelho poderá ser danificado e o suor pode deslocar o eletrodo de referência ou a sonda, comprometendo o exame. Se isso acontecer, procure fixá-lo no mesmo local com esparadrapo.
Não tome banho durante a realização do exame, pois o gravador poderá ser danificado. Se necessário, realize a higiene pessoal com panos umedecidos, mantendo distância do aparelho e das áreas onde a sonda e o eletrodo estão fixados.
Procure alimentar-se normalmente, porém evite alimentos e bebidas ácidas (suco de abacaxi, acerola, laranja, limão…), café, chá preto e bebidas gasosas (refrigerantes, água com gás, tônicas, cerveja, etc…). Não se esqueça de anotar os horários de início e fim das refeições.
ORIENTAÇÕES GERAIS PARA A REALIZAÇÃO DO EXAME
Manter um período de jejum de 6 a 8horas antes do exame:
Trazer todos os exames relacionados ao esôfago já realizados (RX contrastado, endoscopia, manometria, etc…)
Trazer exames já realizados de outras especialidades que possam ajudar no diagnóstico (RX tórax, eletrocardiograma, espirometria, laringoscopia, etc…)
Suspender os medicamentos que contenham os seguintes componentes (ver bula):
Suspender 24 horas antes do exame:
Nitratos: nitroglicerina; dinitrato de isossorbida
Bloqueadores dos canais de cálcio: Nifedipina; Verapamil; Diltiazen
Procinéticos: Metoclopramida; Bromoprida; Cisaprida; Betanecol.
Suspender 1 semana antes do exame:
Bloqueadores H2: Cimetidina; Ranitidina; Nizatidina; Famotidina
Inibidores da bomba de prótons: Omeprazol; Lanzoprazol; Pantoprazol
Retirada do Aparelho:
No dia seguinte, terminado o período do exame, você deverá retornar à clínica no momento determinado pelos médicos para a retirada da sonda e do aparelho. Isso é feito rapidamente e não trará incômodo a você.
Necessidade de Repetição do Exame:
Muito raramente podem ocorrer interferências durante o período de 24 horas de duração do exame, tais como suor excessivo e movimentos abruptos durante o sono, que podem comprometer a gravação do exame e prejudicar a análise dos resultados. Nesse caso,
entraremos em contato com você para que o exame seja repetido, sem qualquer despesa adicional.
PRAZO DE ENTREGA
– 5 dias úteis.
– Nos casos urgentes você poderá solicitar a entrega do resultado do exame para o mesmo dia. Nossa equipe de colaboradores estará sempre pronta para atendê-lo.