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EXAMES

Endoscopia

A ENDOSCOPIA DIGESTIVA ALTA (EDA) é um exame do aparelho digestivo realizado através de um aparelho chamado Endoscópio, que consiste em um tubo flexível com uma câmera de vídeo em sua extremidade, que é introduzido pela boca e percorre o interior do esôfago, estômago e duodeno, permitindo sua visualização e a realização de determinados procedimentos como, por exemplo, a coleta de amostras para biópsias (retirada de tecido para exame laboratorial).

Apesar do aparelho ser flexível e ajustar-se às curvas do aparelho digestivo, é natural que o paciente apresente certo desconforto durante sua introdução.

Para facilitar a passagem do aparelho e diminuir esse desconforto pode ser necessária a realização de uma sedação do paciente, ou seja, a administração de medicamentos que provocam sonolência e relaxamento do indivíduo.

Durante o exame, o paciente é monitorado constantemente em relação à atividade cardíaca e a oxigenação do sangue através de aparelhos, o que dá mais segurança ao procedimento. O efeito dos medicamentos cessa logo após a realização do exame, porém, sonolência e tontura ainda podem persistir por algum tempo, o que torna necessária a presença de um acompanhante para conduzir a pessoa de volta para casa (o paciente não pode conduzir veículos nas 12 horas seguintes ao exame). 

           O exame dura, em média, 15 minutos, porém, em função da necessidade da realização de eventuais procedimentos endoscópicos (ex: dilatação de esôfago, retirada de material para biópsia, etc.…), indicados em função de achados ocorridos durante o exame, esse tempo pode se prolongar de forma imprevisível. Portanto, o horário de agendamento serve apenas como referências para a chegada do paciente à clínica, e podem ocorrer atrasos em função de procedimentos que estão sendo realizados e que não poderiam ser previstos. Esses imprevistos também podem ocorrer no seu exame, o que também poderá atrasar os exames seguintes. O nosso compromisso é realizar um exame seguro e com todos os procedimentos necessários para que o mesmo seja completo. Contamos com a sua colaboração no sentido de compreender eventuais atrasos.

Após o exame, antes de ser liberado, o paciente ainda deve permanecer em observação na sala de recuperação durante cerca de 20 minutos, até que cesse o efeito da medicação sedativa.

Cerca de 1 hora após o exame o paciente poderá alimentar-se com uma dieta leve (sopa, canja ou caldo). Não é permitida a ingestão de bebidas alcoólicas nas 12 horas seguintes ao exame, devido ao risco de interação com os medicamentos administrados.

ORIENTAÇÕES NECESSÁRIAS

Tomar 100 (cem) gotas de LUFTAL 01 (uma) hora antes do exame.

Para que o exame possa ser realizado de modo adequado é fundamental que o aparelho digestivo esteja limpo, livre de resíduos alimentares, possibilitando uma boa visualização do seu revestimento interno.   Para isso, mantenha um período de jejum de 8 horas antes do exame (caso você seja portador de megaesôfago – esôfago dilatado, o período de jejum deve ser estendido para 12 horas – Ligue 63 3228 7000).

Se você fizer uso de medicações de uso contínuo, deverá tomá-los normalmente no dia do exame (exceto medicamentos para Diabetes).

Caso já tenha realizado exames prévios do aparelho digestivo (RX contrastado, endoscopia, manometria, etc.…), trago-os no dia do exame, pois eles podem auxiliar na interpretação dos achados.

Compareça no local do exame com, no mínimo, 30 minutos de antecedência, com acompanhante maior de idade. Pacientes desacompanhados não serão submetidos ao exame. 

Em pessoas mais sensíveis, ou devido a dificuldades técnicas, pode ocorrer flebite (inflamação) ou hematoma (inchaço ou manchas arroxeadas) no local da aplicação da medicação endovenosa. Nestes casos, aplique compressas geladas no primeiro dia e compressas quentes nos dias seguintes. Pomadas anti-inflamatórias e/ou Hirudoid podem ser utilizados.

Em caso de rouquidão ou dor de garganta decorrentes da introdução do aparelho, sugere-se a realização de gargarejos com Cepacol ou similares.

PRAZO DE ENTREGA

1 dia útil.

Nos casos urgentes você poderá solicitar a entrega do resultado do exame para o mesmo dia. Nossa equipe de colaboradores estará sempre pronta para atendê-lo.

 

Agendamento

Você pode agendar esse exame pelo Telefone ou WhatsApp (63) 3228-7000.

Você deverá trazer o pedido médico original na data do exame, com documento de identificação com foto e carteirinha do convênio (quando utilizar).

É importante observar as exigências do seu convênio (quando utilizar), pois alguns convênios podem exigir autorização prévia. Em caso de dúvidas, você pode entrar em contato conosco com antecedência. ​

Orientações básicas para o exame:

JEJUM: 4 horas antes do exame.

Prazo de entrega do exame: 1 dia útil.

Contraindicações: Não é permitida a ingestão de bebidas alcoólicas nas 12 horas seguintes ao exame.

FAQ

Dúvidas Frequentes

Nos casos de urgência e dependendo do tipo de exame e do momento em que o exame é realizado, é possível entregar o resultado em até 1h após sua realização. Nesses casos o pedido de urgência pode ser feito aos nossos colaboradoes e o médico responsável dará a previsão exata para entrega do resultado.

Os exames não urgentes ou quando há necessidade de comparar com exames anteriores, tem seus resultados prontos em até 3 dias úteis, com excessão da Angiotomografia das Coronárias (coração) , cujo restultado fica pronto em até 5 dias úteis.

Sim, a depender do tipo de exame e se será pelo Saúde Premier ou Particular, como por exemplo; Radiografias Simples, Tomografia Sem Contraste, Ressonância Magnética Sem contraste, Densitometria Óssea, Composição Corporal Por Densitometria Óssea, Exames Ultrassonográficos Não Invasivos e Mamografia Digital

Exames realizados através de Convênios Médicos ou Planos de Saúde só poderão ser agendados e realizados com o pedido médico.

As informações sobre a necessidade ou não de jejum e preparo específico para realização dos exames estão disponíveis no nosso site https://www.akcdiagnosticos.com.br/preparos-e-orientacoes-para-exames/, e você também pode abtê-las pelo 

Telefone: 6332287000 / WhatsApp: 633228700 ou na sede da AKC Diagnósticos.

Sim,  sempre que você desejar!

Pedimos a gentileza de nos avisar  sempre que desejar cancelar ou reagendar para que possamos nos organizar  e atendê-lo sempre da melhor forma, possível!

Basta você entrar em contato com a cental de atendimento da AKC Diagnósticos:

Telefone: 6332287000 / WhatsApp: 6332287000.

A AKC Diagnósticos realiza atendimentos por vários Planos de Saúde, Convênios Médicos, pelo Saúde Premier e Particulares.

Caso você tenha dúvida em relação ao exame que você irá realizar, você pode entrar em contato com a nossa central de atendimento:

Telefone: 6332287000 / WhatsApp: 6332287000.

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